Método Pedagógico

bg_banners_campanha.jpg
o_bercario_logo_2.png

Berçário é o lugar do cuidado, do estímulo, da convivência e da educação. Sua missão é ajudar a criança a crescer, a se desenvolver e a se constituir como pessoa.
Por isso, a Primeiros Passos Baby se preocupa em criar um ambiente agradável, seguro, aconchegante e estimulante que garanta ao bebê bem-estar físico e emocional.

É neste espaço que os bebês são estimulados a sentar, engatinhar, conhecer o corpo, identificar brinquedos, objetos e pessoas e, pouco a pouco, realizar conquistas motoras.

Inserir os bebês nas tradições da nossa cultura também é preocupação do berçário. É importante para os bebês o contato com a música, a literatura e a arte.

Os bebês também participam de atividades em que entram em contato com nosso ambiente físico, ou seja, descobrem sensações, texturas, formas e tamanhos explorando tintas, areia, água e objetos como caixas e tecidos.

Nesses espaços coletivos de exploração, os bebês vão conhecendo e criando vínculos afetivos com as pessoas que fazem parte de sua vida na escola: as berçaristas e outros bebês, seus primeiros amigos. É assim que se inicia um processo de socialização que permitirá a construção progressiva de elementos que lhe permitirão atuar e ver-se como pessoa única dentro de um grupo social.

Ainda que saibamos que o papel da educadora não é substituir a mãe, valorizamos o aconchego e o carinho como parte da história que se constrói entre escola e bebê.

A rotina é entendida como organizadora do trabalho, pois articula nossas intenções pedagógicas com as diferentes necessidades da criança durante o dia. Observar, proteger; cuidar da saúde, da higiene e da alimentação; dar atenção ao crescimento e desenvolvimento; brincar e divertir; educar e ensinar; são os conteúdos que compõem o dia a dia do nosso berçário.

Nossa proposta pedagógica está sempre pautada no respeito à criança. Esta é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências através das linguagens do ser humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento.

Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Enfim, nossa proposta visa uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

A Educação Infantil da Primeiros Passos

Visa:

• Transmitir e perpetuar a herança cultural;

• Refletir sobre essa herança e examiná-la;

• Criar e inventar;

• Estar sempre em sintonia com os acontecimentos, isto é, atualizada e aberta a novas invenções;

Favorece:

• O desenvolvimento do processo de autonomia;
• A ação, interferindo adequadamente no processo de desencadear o raciocínio, na busca de soluções para os problemas encontrados;
• A livre expressão;
• A interação, a discussão, a argumentação;
• A troca de experiências;
• A adaptação da criança ao seu meio ambiente;
• A motivação para a aprendizagem;

Possibilita:

• A valorização do que a criança já sabe e do que puder descobrir por si só;
• A afetividade e o profissionalismo do corpo docente;
• Um ambiente rico e prazeroso;

Estimula:

• Ações corporais;
• Ações sobre objetos: tocar, levantar, jogar, chutar, cheirar, saborear, olhar, escutar etc.;

Enseja:

• Que cada criança realize sua própria aprendizagem.